Enacon começa em São Paulo e reúne empresários de todo o País

O Encontro das Administradoras de Condomínios – Enacon 2014 começou na segunda-feira, 13/10, na sede do Secovi-SP, com grande público de outros Estados.

Dependência – Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, área responsável pela organização do evento, falou da dependência de mão dupla do cenário político e do mercado imobiliário. Ainda, que os condomínios cresceram mais do que as áreas urbanas em que estão inseridos

Gebara mencionou alguns projetos de lei direcionados exclusivamente aos condomínios, como o que pretende regulamentar a profissão do síndico administrador; outro, cuja pretensão é transformar condomínios em empresas; e estabelecer o rateio das despesas condominiais de acordo com o número de unidades, e não pela fração ideal.

Sustentabilidade – As empresas que não estiverem preparadas para atender os desejos dos consumidores por sustentabilidade nos produtos e serviços estão correndo o sério risco de saírem do mercado. Além desta constatação, Rubens Carmo Elias Filho, presidente da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), falou da necessidade de as administradoras investirem em recursos humanos, recursos ambientais e Responsabilidade Social. Governança corporativa, com adoção docompliance, é medida necessária para as empresas combaterem a corrupção.

De acordo com Elias Filho, as incorporadoras atenderam as necessidades dos consumidores, e as administradoras têm de entender as novidades e atender esses clientes com excelência.
Para ele, o maior desafio das empresas será a contratação do síndico qualificado e preparado para atender os condôminos.

União – O funcionamento da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI), na qual é coordenador da área de Condomínios, foi explicado por Moacyr Schukster, também presidente do Secovi-RS e Agademi-RS.
Ele disse que os membros da coordenação buscam argumentação para explicar os motivos dos preços oferecidos.

Além da área de Condomínios, a CBCSI tem coordenações de Incorporação, Indicadores Imobiliários, Nacional do PAR (Programa de Arrendamento Residencial), Desenvolvimento Urbano, de Política, Locação e Grandes Temas da Câmara.
Por fim, Schukster ressaltou a importância de a empresa de administração conhecer o foco do cliente e manter o foco no cliente.

O Enacon termina hoje, terça-feira, 14/10.

Fonte: Secovi-SP

Rent a Box
Guarda Móveis / Self Storage

Posts Relacionados

Categorias