Taxas de juros sobem pela 6ª vez no ano em outubro

As taxas de juros das operações de crédito subiram pela sexta vez no ano em outubro, aponta nesta quinta-feira (14) pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Para pessoas físicas, das seis linhas de crédito pesquisadas, apenas a do cartão de crédito rotativo se manteve estável. As outras cinco foram elevadas (juros do comércio, cheque especial, CDC-Bancos-financiamento de automóveis, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras).

Com isso, a taxa média geral de juros para pessoa física subiu 0,03  ponto percentual no mês, de 5,53% ao mês em setembro para 5,56% ao mês em outubro, a maior taxa de juros desde novembro de 2012.

Para pessoa jurídica, das três linhas de crédito pesquisadas, todas foram elevadas no mês e a taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou elevação de 0,03 ponto percentual no mês, passando de 3,18% ao mês em setembro para 3,21% ao mês em outubro, também a maior taxa de juros desde novembro de 2012.

O coordenador do trabalho, Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da área, diz, em nota, que a elevação pode ser atribuída à última elevação da taxa de juros básica (Selic), realizada pelo Banco Central no dia 9 de outubro, de 9% ao ano para 9,5% ao ano.

Fonte: G1