Entenda como funcionam os custos de estoque e como calculá-los

custos de estoque

Você sabia que os estoques, quando feitos de forma errada, são um dos maiores custos das empresas? Isso prejudica as vendas, pois impede que a rede tenha controle sobre os itens que saem e entram. Para ajudar empresas de todos os tamanhos a ter uma armazenagem melhor com a ajuda de self storage, a Rent A Box preparou um artigo sobre os cálculos de custo de estoque. Se você ainda tem dúvidas sobre o tema ou ficou interessado, confira o texto na íntegra. Boa leitura!

Qual a melhor forma de fazer estoque?

Tudo depende do objetivo da empresa. Existem diversas formas de fazer armazenamento no mercado e cada uma é indicada para um tipo diferente de corporação. Porém, de forma geral, é possível dizer que serviços como guarda-volumes e guarda-móveis são os mais indicados. Isso porque eles possuem os melhores preços e oferecem boas oportunidades de adaptação às necessidades das empresas.

O que é custo de estoque?

Bom, o custo de estoque é considerado como qualquer gasto realizado para a manutenção do armazenamento de produtos de uma empresa. Isso vale tanto para gastos com o espaço, quanto custos de prejuízo para as vendas.

Mas, o que são os custos de prejuízo?

Imagine que uma certa empresa possui um estoque extremamente desorganizado e precisa encontrar um item específico para um cliente. Devido à demora para encontrar, ou a impossibilidade de achar o devido item, o cliente acaba desistindo da compra. Isso pode ser considerado como um custo de prejuízo.  

Como calcular o custo do estoque?

Antes de qualquer coisa, é necessário calcular gastos de manutenção com o espaço. Então, anote todos os custos que a sua empresa possui, como aluguel, luz e segurança do local. Depois disso, calcule o preço do frete que você cobra para entregar esses produtos. O ideal é que essa quantia consiga cobrir pelo menos 80% dos custos de manutenção do estoque, independente do seu formato: clássico ou self storage.

É possível fazer um cálculo mais específico?

Sim! É possível adicionar outros custos para ter uma visão ainda mais profunda sobre os custos do estoque. Veja abaixo como fazer isso:

Dentro de um certo período de tempo, faça o levantamento dos custos de manutenção, assim como o que foi investido em novos produtos. No fim do período determinado por você, será preciso fazer a seguinte conta:

Estoque inicial + novos produtos – estoque final

Isso te trará o resultado de saída do seu estoque. Com esse número, você saberá se o seu estoque é o suficiente ou é um exagero e está causando prejuízo ao setor financeiro.

Se você gostou desse conteúdo e procura por outros artigos semelhantes, confira o Blog do Rent a Box!

Posts Relacionados

O Impacto do Guarda Móveis na Decoração

O Impacto do Guarda Móveis na Decoração: Como Armazenar Pode Transformar Seu Estilo

Decorar sua casa é uma das experiências mais gratificantes, mas também pode ser desafiador, especialmente quando você tem móveis antigos que não combinam mais com seu estilo. O guarda móveis da Rentabox oferece a solução perfeita para essa situação, permitindo que você transforme seu espaço sem a pressão de se livrar de itens que podem ser úteis mais tarde.

Home Office

Guarda Móveis: O Segredo para um Home Office Organizado e Inspirador

Trabalhar em casa nunca foi tão comum, e a organização do espaço de trabalho é crucial para a produtividade. No entanto, com a vida cotidiana, é fácil deixar que a desordem se acumule. É aqui que o guarda móveis da Rentabox se torna uma ferramenta essencial para transformar seu home office em um ambiente inspirador.

Guarda Móveis

5 Mitos sobre Guarda Móveis

O self storage é uma solução prática para muitos, mas ainda existem muitos mitos que cercam esse serviço. Vamos desmistificar cinco conceitos errôneos e mostrar como o guarda móveis da Rentabox pode ser a solução que você precisa!

Categorias