Como armazenar e preservar instrumentos musicais?

preservar instrumentos musicais

Descubra aqui como armazenar adequadamente os seus instrumentos

Quando adquirimos instrumentos musicais um dos maiores desafios que encontramos é realizar o seu armazenamento. Isso, pois um pequeno deslize no momento de guardar o seu objeto pode danificar o instrumento, gerando assim um custo alto de manutenção.

É verdade que todo instrumento possui características e cuidados únicos. Mas existem alguns hábitos básicos que podemos agregar à nossa rotina e que fazem total diferença para a preservação do nosso objeto.

A primeira dica importante para você conservar a integridade do seu instrumento é: mantenha-o em um case apropriado. Todo instrumento possui um local de armazenamento específico que foi projetado especialmente para preservar o objeto.

Apesar de hoje existir a tendência de manter os instrumentos expostos em prateleiras, ou até mesmo pendurados às paredes, esta prática pode trazer sérios danos ao objeto. Isto acontece, pois ao mantê-los expostos, os instrumentos acabam suscetíveis às influências externas, como umidade, infiltrações, mofo e entre outros fatores.

O que nos leva a próxima dica: coloque os instrumentos em locais arejados. Processos como contaminação por mofo, molhaduras, e aderência a umidade podem danificar o instrumento em sua composição. Isso significa que, antes de mais nada, ao expor o seu objeto a esses fatores você poderá estar condenando-o à sucata.

Logo, evite deixar o seu instrumento exposto à luz do sol, pois isto pode acarretar na perda de tinta, ou ainda, no empenamento do seu objeto. Já quando falamos de umidade e locais com infiltrações, podemos citar como consequência a oxidação do equipamento e o comprometimento do componente principal do instrumento.

Para que o seu instrumento possa ser armazenado em local adequado, você pode considerar algumas soluções alternativas, como a utilização de Guarda Móveis ou Guarda Volume, a depender do tamanho do instrumento. Estes são ambientes controlados, onde você pode realizar o armazenamento do seu instrumento, evitando danos à sua integridade.

Evite locais propícios à queda. Ao pendurar estes objetos ou deixá-los em altas prateleiras, corremos o risco de que o instrumento caia e tenha sua estrutura danificada. Dessa forma, o ideal é que eles sejam armazenados em locais seguros e com baixa instabilidade, como o Self Storage, evitando assim que a integridade do objeto seja comprometida.

Por último, mas não menos importante: mantenha a limpeza frequente do local. Um erro muito comum entre os musicistas está na limpeza e conservação dos objetos, mas não do ambiente ao qual ele está alocado. Ao realizar a manutenção constante do meio em que seu instrumento está inserido, você poderá prever situações impróprias que acarretará em danos ao seu objeto. Isto é o que chamamos de manutenção preventiva!

Esperamos que as nossas dicas tenham auxiliado a realizar a armazenagem correta do seu instrumento. Caso você tenha interesse em mais informações como esta, acesse o nosso site! Não perca tempo e venha conhecer o arsenal de conteúdos que preparamos especialmente para você!

Posts Relacionados

Categorias