Endereço fiscal e comercial, qual a diferença?

Endereço fiscal e comercial

Você sabia que uma empresa pode possuir mais de um endereço de registro? Essa é uma solução encontrada por muitas empresas para passar mais credibilidade aos clientes e imponência aos negócios concorrentes. Por isso, existe o conceito de endereço fiscal e endereço comercial. Quer saber qual a diferença entre esses termos e para que eles servem? Então, leia esta matéria na íntegra.

Boa leitura!

O que é endereço fiscal?

Ao abrir uma empresa, é preciso que o proprietário preencha alguns formulários para legalizar a situação deste negócio. Umas das informações requisitadas nestes formulários é o endereço da empresa.

Esse endereço é uma indicação de que a empresa possui um endereço de correspondência fiscal e está apto para se inscrever no CNPJ.

O endereço fiscal é a informação oficial dos documentos da empresa, ou seja, todas as documentações legais do negócio serão enviadas para este endereço.

Contudo, isso não significa que você precisa operar neste endereço. Este local não precisa ter uso algum para a empresa, nem mesmo para armazenamento de estoque.

Por exemplo, o seu negócio pode ser estruturado com serviços de Self Storage e funcionar remotamente em outro local, no endereço comercial.

O que é endereço comercial?

O conceito de endereço comercial está ligado ao local onde a empresa realmente opera, como uma fábrica ou sala de escritório.

Muitos empresários escolhem possuir dois endereços diferentes para os seus negócios por motivos estratégicos.

Em alguns casos, é necessário ter um endereço comercial para diminuir custos de transporte de estoques arquivados em guarda volumes e guarda móveis. Já em outros casos, o segundo endereço é utilizado para se aproximar do público-alvo e passar uma sensação de profissionalismo.

Isso acontece com bastante frequência com empresas que adotam o home office. Às vezes não é uma decisão muito profissional marcar uma reunião com um cliente ou um colega na residência do proprietário da empresa. Uma saída para esse problema é alugar uma pequena sala ou espaço que possa ser usada para fins mais profissionais.

Quando é vantajoso possuir dois endereços para o mesmo negócio?

Nem sempre é preciso ter um endereço comercial e um fiscal para a mesma empresa, tudo depende dos objetivos e necessidades da rede.

Porém, existem algumas situações em que é imprescindível adotar os dois endereços.

Um exemplo é quando o responsável pela marca não é proprietário do local onde a empresa atua. Caso ele fosse, a empresa poderia ter seu CNPJ inscrito neste local,o que configura um único endereço.

Mas, nesta situação não é possível unir essas informações, então, a marca passa a se apresentar no mercado com dois endereços oficiais.

Gostou deste artigo? Não deixe de conferir outras produções em nosso Blog. Acesse Rent A Box e tenha acesso a mais novidades.

Posts Relacionados

Categorias