Imposto de Renda 2017: Como evitar a malha fina?

A Receita Federal passou a receber declarações de imposto de renda no início de março, e o prazo para o contribuinte tirar dúvidas e fazer sua declaração está se esgotando.

Os formulários devem ser enviados até as 23h59 do dia 28 de abril, e há novidades nas regras para o preenchimento e envio dos documentos. A multa para quem não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo varia de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido.

O governo espera receber 28,3 milhões de declarações dentro do prazo legal de 2017 – contra 27,9 milhões de 2016.

Como evitar a malha fina na declaração do Imposto de Renda 2017?

O contribuinte deve ficar atento a certos cuidados para diminuir a chance de ter a declaração retida na malha fina – que é a revisão eletrônica de todas as declarações do Imposto de Renda pelo sistema da Receita. Qualquer divergência, por menor que ela seja, já é suficiente para que a declaração fique retida no sistema.

Para evitar as pendências com o Fisco, o site da Receita disponibiliza um guia de como preencher corretamente a sua declaração do IRPF.

É preciso listar todos os bancos em que o declarante possui conta corrente ou algum vínculo, pois as instituições financeiras enviam suas informações à Receita. Além dos saldos de contas-correntes e aplicações, é preciso informar os rendimentos em cada uma delas.

Fonte: Istoé

Posts Relacionados

Mantenha a organização

Desapega que a vida flui melhor!

Renovar o ambiente e abrir espaço para o novo é essencial para manter a organização e o bem-estar. Mas como desapegar de forma eficiente? O segredo está em categorizar seus objetos de maneira simples e objetiva. Separe tudo em três grupos: guardar, doar e descartar. Esse processo facilita a tomada de decisão e evita o acúmulo desnecessário.

mudar sem stress

Chegou a hora de mudar sem stress!

Planejar uma mudança pode parecer complicado, mas com as dicas certas, é possível transformar esse processo em algo tranquilo e até prazeroso. A organização começa

Categorias