Quais impostos sua empresa deve pagar em caso de importação?

Na Rent a Box temos uma série de clientes que são pessoas jurídicas e que optam pelo self storage para otimizar a logística de suas empresas.

Entre essas empresas, algumas alugam boxes justamente para deixar o estoque ou parte dele. São produtos variados que podem ser nacionais ou internacionais.

Para o grupo dos clientes que armazenam itens vindos de outros países para depois utilizarem na produção de produtos ou venderem diretamente – quando prontos – saber quais são os principais impostos que uma empresa deve pagar em caso de importação pode ser útil.

O site da revista Exame listou os impostos mais importantes que são cobradas de empresas que importam.

Confira abaixo quais são os impostos que em regra geral incidem sobre as importações:

A) II: Imposto sobre Importação;

B) IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados;

C) ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;

D) IOF: Imposto sobre Operações de Câmbio: devido sobre a compra de moeda estrangeira, na liquidação da operação de câmbio para pagamento da importação de serviços;

E) PIS – Importação;

F) COFINS – Importação;

G) ISS: Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza: calculado sobre a importação de serviços provenientes do exterior do país.

Mesmo com tributos acima, ainda temos a incidência de taxas como o Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

Fonte: Exame Abril

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