Ter uma casa minimalista é algo que vai além da decoração. Trata-se de otimizar espaços e deixar o ambiente mais fluido, espaçoso e organizado. Quem busca o minimalismo é alguém que entende os benefícios de viver melhor com menos e os reflexos que esse cantinho mais tranquilo pode proporcionar.
O que muitas pessoas ainda têm dificuldade é saber como iniciar nesse estilo, como filtrar o que é importante e o que pode ser deixado de lado. Afinal, para ter uma casa minimalista é preciso desapegar de coisas que não são muitas úteis e permanecer somente com o necessário.
1 – Elimine os excessos
Antes de tudo, é preciso entender que o minimalismo trata-se de simplificar os espaços. Ter uma casa organizada significa desfazer-se daquilo que está acumulando e não tem mais serventia. A decoração minimalista tem como regra o menos é mais.
2 – Analise seus móveis
Lembre-se que não é necessário investir em móveis caros para ter um ambiente agradável. Então, opte por um mobiliário realmente funcional e que ocupe menos espaço. Para o minimalismo, quanto menos, melhor. Escolha móveis que podem ter três, quatro ou mais finalidades. Outra dica é apostar em móveis neutros, que sejam simples e não chamem tanto a atenção. Tendo uma base neutra, será fácil combinar com o restante do ambiente.
3 – Escolha cores claras e neutras
E já que estamos falando de cores, optar por tons claros e neutros também é válido para as paredes e demais objetos de decoração. Escolha tonalidades que transmitam tranquilidade, limpeza e luminosidade, como o bege, cinza e o branco. Já as cores mais fortes podem ficar nos detalhes, como quadros, lençóis, jarros, almofadas, entre outros.
4 – Mantenha o ambiente organizado
A principal base do minimalismo é a organização. Manter o espaço organizado e limpo é o que faz este estilo ser agradável aos olhos. Por isso, sempre mantenha tudo em ordem e evite acumular coisas desnecessárias. Assim, você mantém uma casa organizada e uma decoração minimalista.
Você pode manter seus móveis e ter uma casa organizada com a solução da Rent a Box, o self-storage!
5 – Itens de cozinha
A cozinha também entra nos critérios para se ter uma casa minimalista, e, por isso, deve receber um olhar especial. Esse é um espaço que acumula muitas bugigangas, então limpe gavetas e armários e guarde apenas aquilo que é realmente necessário. Se houver utensílios repetidos, então guarde ou doe. Se não tiver onde guardar, pois contrate uma empresa que possua guarda volumes, como Rent a Box, que garantirá a segurança de seus pertences.