O empreendedorismo é uma das diversas possibilidades para quem sonha em abrir o próprio negócio. Nesse sentido, tanto empresas de grande porte como pequenas que estão começando seu trajeto agora precisam criar estratégias para armazenar o estoque.
Esse pode ser um dos grandes desafios para as empresas, principalmente para os pequenos importadores. Por isso, confira neste artigo algumas dicas e ferramentas úteis para ajudar a baratear e otimizar a armazenagem do estoque.
1. Avaliação da armazenagem de estoque
Antes de mais nada é preciso fazer um levantamento e análise sobre a armazenagem do estoque necessária. Isso porque pode variar o tamanho e a estratégia utilizada a depender do tipo de produto comercializado e da demanda.
Sendo assim, ao avaliar o espaço necessário junto com as características do seu negócio, você pode preferir armazenar em um guarda volumes (boxes de armazenagem menores e mais baratos) ou em self storage, por exemplo.
2. Como armazenar estoque em Self Storage
A armazenagem por self storage é uma das opções mais baratas e práticas para os empreendedores que precisam de um local de armazenagem para os produtos. Esse serviço se tornou bastante procurado por pequenos importadores, indivíduos que precisam de guarda móveis e outros devido o baixo custo, segurança e flexibilidade de dimensões.
Esse tipo de armazenagem garante à empresa diversas dimensões possíveis para serem alugadas, mantendo a flexibilidade do estoque do pequeno importador que pode mudar a dimensão do box caso aumente a quantidade de mercadoria.
Além disso, a segurança é outro fator primordial na hora de escolher a opção self storage. Isso porque o local é cercado por câmeras de qualidade e possui controle de acesso. Nesse sentido, somente o proprietário tem acesso a chave e o código de segurança do local de armazenagem.
3. Guarda volumes
O guarda volumes virou outra opção para os pequenos importadores e empresas que desejam fazer a armazenagem dos seus produtos de forma segura pagando menos. Nesse modelo, a dimensão é menor do que encontrada no tipo self storage, sendo ideal para quem está no início e não possui ainda forte demanda e necessidade para grande estoque.
Essa opção por ser mais barata, pode ser uma excelente alternativa para os pequenos importadores que precisam de um local para armazenagem dos seus produtos e querem economizar.
4. Organização do estoque
Além de pensar sobre os serviços de armazenagem ideal para o seu negócio, criar estratégias para o estoque também pode ajudar na hora de otimizar espaço e reduzir custos.
Nesse sentido, uma dica simples que pode ajudar o pequeno importador na hora de organizar a mercadoria é optar sempre pela otimização vertical dos espaços. Dessa forma, as prateleiras de estoque na vertical que ocupam toda a parede irão facilitar a organização dos produtos e otimizar as vendas.
Preparar o local de armazenagem assim desde o começo pode prevenir ajustes posteriores quando a produção aumentar. Além disso, manter os produtos mais vendidos em locais de fácil acesso pode ajudar a otimizar tempo na logística. Sem contar, com a criação de um sistema para monitoramento de produtos e etiquetagem adequada de cada mercadoria.
Gostou desse conteúdo? Além dele, confira muito mais navegando pelo nosso blog!