Veja quais são os impostos que sua empresa deve pagar em caso de importação

Na Rent a Box temos uma série de clientes que são pessoas jurídicas e que optam pelo self storage para otimizar a logística de suas empresas.

Entre essas empresas, algumas alugam boxes justamente para deixar o estoque ou parte dele. São produtos variados que podem ser nacionais ou internacionais.

Para o grupo dos clientes que armazenam itens vindos de outros países para depois utilizarem na produção de produtos ou venderem diretamente – quando prontos – saber quais são os principais impostos que uma empresa deve pagar em caso de importação pode ser útil.

O site da revista Exame listou recentemente uma lista dos impostos mais importantes que são cobradas de empresas que importam.

Confira abaixo quais são os impostos que em regra geral incidem sobre as importações:

A) II: Imposto sobre Importação;

B) IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados;

C) ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;

D) IOF: Imposto sobre Operações de Câmbio: devido sobre a compra de moeda estrangeira, na liquidação da operação de câmbio para pagamento da importação de serviços;

E) PIS – Importação;

F) COFINS – Importação;

G) ISS: Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza: calculado sobre a importação de serviços provenientes do exterior do país.

Mesmo com tributos acima, ainda temos a incidência de taxas como o Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

Fonte: site da Exame 30.07.2013

Posts Relacionados

Categorias