Um negócio de sucesso depende, acima de tudo, de organização. Se a sua empresa trabalha com venda de produtos, você sabe que é essencial controlar a entrada e a saída de cada item do estoque. Realmente, em alguns casos, é muito difícil iniciar o processo de controle do estoque, mas existem métodos para facilitar esse trabalho. Para te ajudar a começar a montar e também a manter um estoque eficiente, a Rent A Box preparou este artigo com dicas simples de como organizar uma planilha inteligente. Esse texto envolve métodos de controle e também maneiras de armazenar os produtos a serem vendidos, confira abaixo!
Separe e quantifique os seus produtos
O primeiro passo para ter um estoque eficiente é documentar tudo que está guardado em seu estoque. Isso pode ser cansativo se o seu estoque for grande, mas é o passo mais essencial para levar o seu negócio ao sucesso. A quantificação não precisa ser feita em um dia, uma boa opção é alugar um Guarda-móveis e levar os seus produtos aos poucos para lá. A vantagem desse serviço é que ele acompanha o sucesso da sua empresa e permite que você alugue espaços maiores como Self Storages para seu estoque. Dessa forma, é mais fácil visualizar e armazenar cada item de maneira ordenada.
Organize a documentação do seu estoque
Para a segurança da sua empresa, é essencial que você mantenha contratos e outras informações sobre os produtos da sua empresa em um local seguro. Isso é ainda mais importante se você trabalha com produtos perecíveis, como alimentos e produtos de higiene, pois as datas podem te ajudar na reposição. Uma ótima maneira de organizar esses papéis é investir em um Guarda documentos, pois eles ficarão armazenados de forma organizada e em segurança.
Crie uma planilha inteligente de controle de estoque
Além de organizar o estoque, é preciso garantir que ele se manterá organizado e ativo durante todo período em que a empresa estiver aberta. Você pode encontrar diversos tipos de planilhas prontas na internet, basta procurar por “Planilhas Controle de Estoque” e escolher a que desejar. Dê preferência para aquelas que possuírem abas como “Controle”, “Entrada” e ”Saída”. Depois disso, adicione seus produtos e preencha a coluna de controle com o nível mínimo de estoque de cada um, e ele atualizará o sistema automaticamente. Por fim, basta escolher um período para preencher a tabela com a entrada e saída de produtos, pode ser semanal, quinzenal, mensal ou semestral. O importante é que você tenha como acessar rapidamente as necessidades da sua empresa e possa resolver qualquer problema com falta de produtos.
Gostou dessas dicas? Clique aqui para acessar o nosso Blog e conferir outras matérias!