Malha logística e o Self Storage

malha logística

Para conseguir ampliar e fidelizar sua fatia de mercado, as empresas do e-commerce têm uma árdua tarefa: reduzir prazos de entrega. Há alguns anos o consumidor estava acostumado a aguardar uma semana para receber seus pedidos nas grandes capitais, mas esta realidade mudou muito.

Atualmente existem modalidades de entrega para o dia seguinte à compra e até no mesmo dia. Isto exige investimento em estratégia de previsão de demanda e expansão da malha logística. O que impacta no aumento do custo da operação e consequente aumento do frete dos produtos.

A grande questão é que o valor do frete também é um fator relevante na decisão do consumidor sobre onde comprar. Desse modo, o grande desafio é estar mais próximo do cliente sem gerar alto custo de operação logística. Existem algumas estratégias e iniciativas de mercado para tentar superar este desafio, uma delas é a utilização de um self storage mais conhecido no Brasil como guarda móveis. Veja nesse artigo que preparamos qual a relação entre logística e self storage.

Malha logística e self storage: o que é a malha logística?

O Self Storage ou Guarda Móveis é um serviço de armazenamento, onde aluga-se espaços em boxes, com tamanhos variados. Inicialmente seu uso se restringia a pessoas que necessitavam de espaço para armazenar seus pertences que já não tinham lugar em suas casas. Em seguida algumas empresas passaram a utilizar também para guarda de documentos arquivados.

O grande diferencial desta modalidade é fornecer um espaço limpo, prático e seguro para armazenagem. Além destas características, o baixo custo do aluguel destes espaços despertou o interesse das empresas de e-commerce.

Porque incluir a estratégia de self storage na sua logística

Com armazenamento próprio, havendo aumento nas demandas do negócio, mais galpões precisarão existir. O que implica em custos de aluguel, contratação de serviço de limpeza, água, luz, telefonia, internet, segurança. Além disso, um time para administrar e operar o local.

Neste ponto, utilizar o Self Storage é uma grande vantagem porque diminui ou elimina estes custos. Este valor já inclui água, luz, serviço de segurança, portaria e é isento de taxas.

O contrato na Rentabox é simples e possibilita o encerramento do serviço a qualquer momento, sem quebra de contrato. Por ser um espaço pequeno também não exige uma equipe para operar, é possível ter apenas um funcionário que fique apenas algumas horas no local.

Esta solução pode, juntamente com um forte trabalho de previsão de demanda, se tornar um micro estoque. Deixando assim, os produtos de maior demanda mais próximos do consumidor final e impactando diretamente na redução no prazo de entrega. Ou, como mencionamos em um artigo anterior, utilizar para o Crossdocking (colocar link para o artigo de crossdocking). Onde todos os pedidos da região podem ser redistribuídos rapidamente em veículos menores que darão seguimento a entrega na região. Independente do objetivo para a utilização é importante ter em mente que a análise sobre que tipo de produto passará pelo local é vital. Por exemplo, produtos de grandes dimensões certamente dificultarão a movimentação no espaço.

Por fim, é sempre importante fazer uma profunda análise de riscos e custos antes de optar por qualquer mudança em um processo já feito. Mas esta é uma solução muito acessível, prática e com potencial para utilizar de forma ampla.

Agora que você já sabe como otimizar o espaço da sua empresa com o Self Storage, aproveite e solicite já um orçamento na Rentabox para contar desde já com essa modalidade a serviço da sua empresa!

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